Experiência e Atuação:
José Bráulio assessora clientes em contratos comerciais nacionais e internacionais. Possui expertise em organizar juridicamente sociedades, associações, cooperativas, consórcios, joint ventures e fundos de investimento.
Nesse sentido, aconselha clientes quanto às melhores práticas de governança, celebração de acordos de acionistas e quotistas, bem como oferece suporte em reorganizações societárias, como transformações, fusões, cisões e incorporações.
Tem experiência com reestruturação e insolvência, assessorando em renegociações de dívidas, especialmente para prevenir ou encerrar litígios.
Na área contenciosa, José Bráulio representa clientes em processos judiciais e arbitragens comerciais baseadas em contratos comerciais; relações societárias; financiamentos; operações imobiliárias; seguros; proteção de posse e propriedade; e recuperação de créditos em processos cíveis, recuperações judiciais e falências.
Exerce a advocacia aliando a experiência adquirida em escritórios de expressão nacional com um contínuo processo de aperfeiçoamento acadêmico, com foco em Direito Empresarial e Civil. É autor de livros e artigos em revistas jurídicas.
Formação:
Doutor em Direito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Mestre em Direito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Bacharel em Direito, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
Formação Complementar:
Columbia Summer Program in American Law, Columbia University
Idiomas:
Português, Inglês, Italiano, Francês e Espanhol
Associações Profissionais:
Ordem dos Advogados do Brasil (Seccional Rio Grande do Sul)
Comissão Especial de Falências e Recuperação Judicial (Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rio Grande do Sul)
Publicações:
Sociedade em Comum: São Paulo: Dialética, 2022.
Governança de Sociedades em Recuperação Judicial. In: Recuperação Judicial de Empresas: temas atuais. Porto Alegre: OAB/RS, 2018.
Seguros de Risco Político. Revista dos Tribunais, v. 986, 2017.
Segurança ao Investidor-Anjo. Jornal do Comércio, Jornal da Lei, 21 fev. 2017.